
Como fazer se não me entendem? Não sabem o que quero e porque sou tão fechado em meu mundo, o que faço?
O grande problema enfrentado nas famílias de nosso tempo, são os chamados "aborrecentes" adolecentes problemáticos, meninos e meninas buscando uma identidade, lutando para conseguir seu espaço na sociedade, entre os amigos... vivendo num mundo cheio de cobranças, medos e preconceitos.
A maioria das reclamações que ouvimos nos encontros com jovens é de que seus pais são caretas, ultrapassados, egoístas.... uma infinidade de adjetivos.
muitas vezes se trata de carência afetiva, em outras de indignação por fatores relacionados a condição financeira, a cor e preconceitos sem fundamento.
Nunca se para para refletir o verdadeiro motivo por esse ou aquele jovem estar se desviando de valores familiares que em muitos casos não existe. Cobra-se carinho de quem nunca o recebeu, respeito que não lhe foram transmitidos, educação e boa conduta que muitos nem sabem que é preciso.
Famílias formadas ao acaso, de situações anormais: uma gravidez indesejada, separação dos pais, ..., fatos que levam a formação de famílias problemáticas, e que em muitas delas faltam a religião e sobra o divertimento. Famílias isoladas de Deus, enterradas em vícios, numa normalidade anormal.
Se na família falta Deus falta tudo. Já não é uma família e sim um conjunto de pessoas que tendem a viver suas conquistas e fracassos movidas pela ambição, pela competição, vivendo o individualismo e gerando ódios gratuitos.
Como ajudar pessoas que não se deixam guiar pelo que é essencial, que ignoram a existência de Deus.
E como ajudar "aqueles que dizem acreditar em Deus, mais nunca têm tempo pra Ele, que não veem necessidade de estar com Ele, não recorrem a Ele como se deve, e sim o culpam pelos fracassos e desgostos que têm?
Se a juventude se perde muitas das vezes é porque não se encontraram com Deus, é na família que Deus habita, o Amar a Deus é passado por valores, é uma vivência diária, uma catequese contínua...
Como querer uma família perfeita mergulhado em valores mundanos?
Se o 'deus' dos meus filhos está sendo a tv com sua programação que gera pessoas sem caráter, o vídeo game, os passeios intermináveis do fim de semana, a internet sem acompanhamento........, é impossível querer que sejam no futuro pessoas obedientes, de respeito, tementes a Deus....
Catequese começa em casa, o Amor a Deus é mostrado no seio familiar, a catequese é apenas um suporte de ajuda no crescimento de nossos filhos.
Que valores tenho passado pra eles?
Como demonstro meu amor por meus filhos? Eu os amo ou os escravizo?
Há muito que se refletir, há muito a se falar e fazer...
Nenhum comentário:
Postar um comentário